TEMPO DE ANDAR NO ESPÍRITO

clip_image003

Texto: Gálatas 5:25

“Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.”

Essa expressão bíblica, utilizada pelo apóstolo Paulo pode ser compreendida de duas maneiras: teologicamente observada e características práticas. Acredito que nesta época de colheitas espirituais devemos estar atentos no sentido de como nos mover no ambiente do mundo em linha com o andar do Espírito Santo.

Teologicamente falando, “andar no Espírito” nos remete a:

  • Andar na comunhão com o Espírito Santo – desenvolver amizade com ele.
  • Andar em sua nova maneira de viver – ele nos leva a andar como novas criaturas.
  • Busca inteligente e ativa pelo Espírito, por sua presença e seus dons – desejar que ele nos dê experiências consigo constantemente.
  • Alinhar-se com o Espírito Santo – estar de acordo com sua direção e revelação da vontade de Deus para nós.
  • Seguir as pisadas dele – isto significa que devemos trilhar o caminho já trilhado por ele no andar com Deus. Ele conhece o caminho e isso nos dá segurança ao seguir a sua direção.

A partir destes termos vamos considerar agora as características práticas deste andar com Ele. Utilizando-nos das expressões “andando” ou “andar”, em relação ao relacionamento do indivíduo com Deus, vejamos alguns desses aspectos:

Primeiro – Salmo 126:6

Esta é uma das declarações mais belas da Bíblia. Ela nos diz que durante nossa caminhada na vida, enquanto estamos semeando para construir nossos sonhos e projetos, podemos sofrer reveses ao ponto de chorar e entristecer. Mas o texto nos promete que mesmo nestas mais difíceis situações, devemos continuar andando e semeando mesmo chorando, pois no caminho de retorno, voltaremos com a colheita do que plantarmos.

Segundo – Atos 23:1

Andar no Espírito é andar com uma boa consciência diante do Senhor. Não possuir do que nossa consciência não nos acusar é algo extremamente difícil, principalmente nos últimos tempos, onde somos bombardeados de todos os lados e somos tentados a incorrer em erros. Mas é um alvo possível de alcançar com o auxílio do Espírito Santo.

Terceiro – Romanos 8:4

Andar no Espírito é ter capacidade dada por Ele de cumprirmos aquilo que os homens da antiga aliança não puderam. Nenhum deles puderam ser justificados perante Deus por nenhuma de suas obras, mas todos nós, que temos a presença do Espírito Santo, podemos viver de maneira agradável a Deus em Cristo Jesus.

Quarto – II Coríntios 5:7

Quando vivemos pela fé, isto é, por aquilo que esperamos que Deus nos faça ou nos revele, nós andamos pelo Espírito. Andar pela fé é não atentar para o que nos dizem as coisas ao nosso redor, mas crer que apesar delas, Deus cumprirá sua Palavra em nossas vidas.

Quinto – Gálatas 5:16

Andar no Espírito é não permitir que a carne, ou seja, que nossos desejos mais baixos tenham lugar de destaque. Esses desejos devem ser controlados e “crucificados”. Algumas pessoas criticam o Cristianismo dizendo que é uma religião que reprime os sentimentos, mas nada mais mentiroso do que isso. Porém o Cristianismo bíblico nos ensina a controlar e anular os desejos pecaminosos de nosso corpo e não dar a eles livre curso.

Sexto – Efésios 5:2

Andar em Espírito é viver o amor na plenitude. Viver esse amor pleno, ou o ágape de Deus, é estar em linha com o que dele está escrito em I Coríntios 13. O amor não é libertino, não é paixão carnal ou passageira, não é troca de parceiros sexuais, não é licença para a imoralidade. O amor é puro e limpo, no espírito, na alma e no corpo.

Sétimo – Colossenses 4:5

Já aprendemos a remir o tempo (veja postagem no blog do grupo Kosmos)[1]. Precisamos andar com sabedoria em relação a todas as pessoas que estão no entorno de nossas comunidades de fé. Neste tempo, nada pode substituir um bem de grande valor como a sabedoria para viver e nos relacionar com as pessoas, com a vida, com o meio ambiente, com a boa ciência (porque existe a ruim) e etc.

Oitavo – I Tessalonicenses 4:1

Andar no Espírito é não assumir uma atitude de conformismo maligno, deixando de crescer em conhecimento, em sabedoria e discernimento espiritual. Andar no Espírito é progredir continuamente em diversas áreas pessoais. Andar no Espírito é avançar para as coisas mais excelentes em Deus e seu Cristo. Andar no Espírito é se posicionar para se desenvolver cada dia mais.

Nono – I João 2:6

Aqui está o auge! Aqui está o alvo. Eis aqui a expressão máxima da vida de uma pessoa que deseja andar no Espírito Santo: andar como Jesus andou. Observe as narrativas do Evangelho, a única fonte autorizada de informações sobre a vida de Jesus, sua biografia autorizada. Veja como ele falou, como reagiu aos problemas apresentados diante de si, como respondeu a cada tipo de pessoa, como se portou nos lugares aonde foi, e por aí vai. Andar no Espírito é procurar fazer o mesmo, guardadas as devidas proporções.

Pense nisso!

Carlos Kleber Carvalho

servo de Deus em Cristo Jesus

Pr. Sênior da Comunidade Batista Bíblica


[1] www.kosmosfarol.blogspot.com

Nono – I João 2:6

Aqui está o auge! Aqui está o alvo. Eis aqui a expressão máxima da vida de uma pessoa que deseja andar no Espírito Santo: andar como Jesus andou. Observe as narrativas do Evangelho, a única fonte autorizada de informações sobre a vida de Jesus, sua biografia autorizada. Veja como ele falou, como reagiu aos problemas apresentados diante de si, como respondeu a cada tipo de pessoa, como se portou nos lugares aonde foi, e por aí vai. Andar no Espírito é procurar fazer o mesmo, guardadas as devidas proporções.

Pense nisso!

Carlos Kleber Carvalho

servo de Deus em Cristo Jesus

Pr. Sênior da Comunidade Batista Bíblica

Tags:

Blog CBB

A Comunidade Batista Biblica surgiu no ano de 1998, a partir de um grupo de estudos bíblicos que... Veja mais em História.

0 comentários

Leave a Reply

Caso não consiga comentar veja este tutorial... Clique Aqui