SEGUINDO PARA O ALVO – O PROPÓSITO PARA A VIDA

clip_image002

Texto: Filipenses 3:13,14

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,

prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

 

“Enquanto a pessoa mais pobre do mundo é aquela sem um sonho, a pessoa mais frustrada do mundo é alguém que tem um sonho, mas não sabe como concretizá-lo”

Myles Monroe

Tenho ensinado nestes últimos dias sobre a importância de encontrar a conexão entre a carreira e a vocação de uma pessoa. Entendo vocação como o chamado mais profundo, como a missão de vida de alguém, como a forma como tal pessoa glorificará a Deus em sua existência. Assim sendo, todos que nascemos neste mundo, de alguma forma (às vezes não compreendida plenamente), possuímos uma vocação divina para realizarmos alguma coisa específica, que apenas nós podemos fazer.

Isto significa que, embora uma grande parte desses afazeres seja semelhante ao de todos os humanos, no que se refere a mim, a você ou a quem quer que seja, somente nós estamos no lugar onde estamos; somente nós somos quem somos e apenas cada um de nós pode viver a vida no lugar onde habitamos. Neste sentido, ninguém mais pode. Isso é o que considero como vocação pessoal de cada pessoa na Terra.

Carreira é a forma como cada um de nós “ganha a vida”, o pão de cada dia e a maneira como nos realizamos nesta terra. Quando fazemos testes de vocação, na verdade fazemos testes de carreira, para saber qual profissão vamos seguir ou em que área vamos nos formar na universidade. Carreira, portanto, é a escolha pessoal de nossa profissão, levando em conta nosso contexto de vida e talentos pessoais.

Então, conseguir conectar ou mesclar nossa carreira à nossa vocação torna-se um excelente desafio para a vida e uma ótima oportunidade de viver com qualidade e sem estresses, pois quanto mais gostamos do que fazemos, menos se torna trabalhoso ou cansativo. Glorificar a Deus em uma carreira anexada com nossa vocação espiritual é a mais fantástica coisa a se fazer e buscar.

Paulo compreendeu a importância disto quando estava escrevendo a epístola aos filipenses. Ele descobriu o propósito maior de sua vida e carreira e fez com que tudo ao seu alcance trabalhasse a esse favor. Claro que ele descobriu isso somente depois que “caiu do cavalo”, literalmente.

Vamos analisar o texto selecionado e descobrir o entendimento que pode nos conduzir corretamente em uma vida orientada para o propósito de nossa vocação unida à nossa carreira.

1) Nunca pense que já chegou ao ponto devido – Paulo não acreditava que já havia alcançado um patamar satisfatório em sua vida espiritual e propósito, antes ele continuava prosseguindo.

2) Você não pode alterar o seu passado, mas pode mudar seu presente – todos sabem disso, às vezes só não agem assim. Nada mais podemos fazer a respeito do que passou, no máximo podemos apreender com os erros e acertos passados, só isso. Contudo, ao compreender nosso passado, tomamos novas atitudes que mudam nosso caminho a partir do nosso presente.

3) Precisamos ter diante de nós um ponto definido e mensurável – Paulo sabia que sem um alvo definido e concreto, ele não poderia se guiar em sua jornada de vida. Estabelecer pontos concretos e mensuráveis para nossa carreira e vocação é o início de um caminho promissor, mesmo que mais à frente tenhamos de mudar algumas coisas.

4) Ter um propósito definido é lutar por uma conquista futura – o apóstolo sabia que se dirigia para uma conquista futura. Precisamos estar cientes disso e andar como quem vai conquistar o prêmio pelo qual lutamos ao final.

5) Fazer com que nossa vocação em Cristo se alinhe com nossa carreira – é repetitivo o que vou dizer, mas é necessário. Se conseguirmos fazer com que a nossa carreira se conecte com nossa vocação, seremos as pessoas mais felizes da face da terra, mesmo que isso não nos torne milionários.

6) Saber aonde se quer chegar é mais importante do que se saber onde está – não me entendam mal, é óbvio que precisamos saber onde estamos para tomar decisões acertadas. Mas saber aonde se quer chegar é muito mais importante, pois nos coloca em foco e perspectiva constante diante de nossos olhos. Mesmo que em meio à caminhada nos encontremos perdidos e precisemos parar para saber qual a direção a seguir, contudo, só andaremos corretamente se soubermos para qual destino estamos nos dirigindo.

7) Jamais ponha Deus fora do processo – Paulo sabia, você sabe e eu sei que podemos chegar a determinados lugares por nosso próprio esforço. Mesmo assim, ele não se julgou independente do Criador e de Cristo. Ele compreendeu (e fará bem a nós também compreender) que sem Deus ou seu alvo posto em Jesus sua vida até teria êxito, mas teria com Ele o sentido maior, mais elevado. Quando colocamos Deus e Cristo no propósito de nossa vida elevamos o nível de nossa caminhada. Nossa vida terrena acaba, e depois? Precisamos do passaporte para a próxima.

Pense nisso!

Carlos Kleber Carvalho

servo de Deus em Cristo Jesus

Pr. Sênior da Comunidade Batista Bíblica

Tags:

Blog CBB

A Comunidade Batista Biblica surgiu no ano de 1998, a partir de um grupo de estudos bíblicos que... Veja mais em História.

0 comentários

Leave a Reply

Caso não consiga comentar veja este tutorial... Clique Aqui