Remindo o Tempo

Efésios 5:16

“Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.”

clip_image002

Falar e escrever sobre o tempo ou sobre tempos oportunos nunca é exaustivo. Tempo é algo sério, tão sério, que alguns de nós nem sequer desejamos pensar nele. Tempo nos falta, tempo é caro, tempo é só o que temos na vida. Nosso tempo, por mais que possamos viver com longevidade, é breve.

Por isso existem muitos escritores e preletores que se tornaram especialistas, ou ao menos pretendem ser, em tempo e em como nos dizer o que fazer com ele. São mestres em nos mostrar como organizá-lo e orientá-lo para extrairmos o máximo dele no dia a dia.

 

Para nós, cristãos, o tempo se reveste de grande importância, seja por crermos que o tempo que possuimos é pouco para o que temos de realizar, seja por sabermos que Deus em breve tomará a História e porá término ao chamado “tempo dos gentios”. Portanto, tempo para nós é algo precioso e cheio de profundo significado (para os que pensam nele segundo as Escrituras!).

Movido pelo Espíriro Santo, o apóstolo Paulo descreve em uma pequena linha a importância do tempo para nós e nossa atitude em relação a este. Nossa compreensão e ação acerca do tempo mostra a verdadeira significância que ele possui ou não.

 

Tentemos entender, de acordo com a Teologia, os significados mais comuns para a expressão “remindo o tempo”. Ao compreendê-los, podemos agir um tanto mais precisamente em relação a eles. Antecipo aos teólogos de plantão que a palavra para “tempo” no texto escolhido é “kairon” (da palavra kairós) e não “chronos”, portanto, tempo neste texto se refere a um tempo oportuno e específico e não a um período de tempo contínuo no qual vivemos.

 

Significados da expressão:

1 Aproveitar bem as oportunidades enquanto elas durarem – nesta vida as coisas se alteram, incluindo as oportunidades. Elas se iniciam e também terminam. A vida é cíclica e as oportunidades também. Convém sabermos aproveitar oportunidades com inteligência pois elas têm prazo de validade, só não sabemos qual é esse prazo. Quero lhes lembrar que “aproveitar as oportunidades” não é transformar-se num oportunista, porque esse texto fala com pessoas de integridade moral.

 

2 Todos os momentos são preciosos – vivemos num ambiente que dificulta o nosso sucesso espiritual, por isso o tempo é precioso para nós. No que se refere ao sistema de mundo no qual existimos, quase tudo está posto para frear ou obstruir o crescimento espiritual sadio das pessoas. O tempo, neste caso, é extremamente valioso para não nos deixar desviar da rota que traçamos ou que Deus traçou para nós.

 

3 Remir é “pechinchar” – a figura por trás da palavra é a do comerciante de jóias ou comprador que espera o momento certo no mercado para dar o seu lance. Ele espera o momento que lhe é favorável para não ter prejuízo e conseguir posteriormente lucro em seus negócios. Da mesma forma, é necessário saber ou tentar descobrir os momentos certos para tomar atitudes e agir de maneira hábil a fim de obtermos “lucros espirituais” para nós.

 

4 Aproveitar os momentos que outros parecem desperdiçar – é cada vez mais claro que muitas pessoas apenas “vivem”, elas não possuem projetos de vida, sonhos, desejos superiores, nada disso ou semelhante. Há aqueles que somente estão passando o tempo pela vida sem se importar com o futuro ou mesmo com o seu presente. Parecem desperdiçar uma das bênçãos mais preciosas que nos foi dada: o tempo.

 

5 Melhorar constantemente cada momento presente – isso é remir o tempo: melhorar. Melhorar constantemente, não estagnar na caminhada ou no crescimento do conhecimento. Melhorar o presente tempo de vida que temos significa não parar de tentar ser melhor e de aprender mais. Há sempre uma pergunta a ser feita: Quantos já pararam na jornada da vida? Muitos já pararam bem cedo!

 

6 Recuperar de alguma forma o tempo perdido – isso não são palavras de autoajuda ou frases de efeito bem construidas para lhe animar. Há realmente possibilidade de recuperar o tempo que foi perdido. Não podemos voltar no tempo (quem não gostaria?), mas devemos levar a sério a questão de recuperá-lo. Isso pode ser feito apenas tomando pequenas atitudes. Voltando a estudar onde parou, começando um curso que sempre desejou fazer, empreendendo o tão sonhado negócio próprio, mesmo agora que se está mais velho(a). Existem tantas maneiras, é só começar! Um ditado oriental diz que para se iniciar uma longa caminhada é necessário dar o primeiro passo. Vamos lá!

 

7 O tempo é a nossa mais preciosa mercadoria – por isso não devemos desperdiçá-lo. Nas relações de trabalho, a pessoa não ganha o salário por somente “trabalhar”. É preciso entender que você vende parte de seu tempo ao seu empregador. Você recebe salário pela produtividade ou não que realiza no tempo que vendeu para seu contratador. Tempo de fato é dinheiro. Tempo é só o que temos para vender. Tudo está relacionado com o tempo, todo o comércio que maneira direta ou indereta está conectado a isso - mesmo sabendo que nos conceitos marxistas, não só vendemos o tempo, também vendemos nossa força de trabalho - mas ainda assim, é a força somada ao tempo. Não podemos disperdiçá-lo como se pudéssemos reavê-lo quando quisermos, pois cada tempo perdido não se ganha novamente. Isso é sério!

 

8 Ser cuidadoso com o uso do tempo pois os dias são poucos – essa é uma possível definição da expressão do texto. Os dias são maus porque são poucos. De fato não temos muito tempo na terra, mesmo que possamos viver até mais de cem anos, ainda assim, são poucos anos. Se fizermos uma conta por alto, menos de oito anos após a carta aos efésios ser escrita e enviada, todo o alicerce da vida humana que o mundo daquela época conhecia foi abalado. Roma foi incendiada, o crime, por capricho de Nero, foi lavado com o sangue dos cristãos. Pedro e Paulo foram martirizados, Nero foi assassinado, o império romano se viu à beira da ruína em meio à guerra civil, foi levada a efeito a guerra contra os judeus, a captura de Jerusalém, a destruição do Templo e a expulsão dos judeus de sua terra. Isso em poucos anos apenas. É preciso ser cuidadoso com o tempo pois tudo pode mudar em um mês ou em um ano, sem estarmos prontos para isso.

 

Reproduzo aqui um poema de Horácio Bonar:

Preenche cada hora com o que perdurará

Aproveita os momentos que surgirem

A vida do alto, quando está vida passar

Será fruto maduro da vida cá de baixo

 

Graça e paz a todos!

Carlos Carvalho

Pr. Sênior da Comunidade Batista Bíblica

Tags:

Blog CBB

A Comunidade Batista Biblica surgiu no ano de 1998, a partir de um grupo de estudos bíblicos que... Veja mais em História.

0 comentários

Leave a Reply

Caso não consiga comentar veja este tutorial... Clique Aqui