A obediência garante os resultados divinos

Deuteronômio 8.20
obediencia
Fonte da imagem: A Fonte da Razão
“Como as nações que o SENHOR destruiu diante de vós, assim vós perecereis, porquanto não queríeis obedecer à voz do SENHOR vosso Deus.”
Assim iniciamos nossa web desta semana. Com um chamado à obediência ao Senhor Deus e aos seus mandamento e estatutos. Veremos abaixo alguns textos que nos reportam a essa exigência de Deus para seu povo e seus filhos nas Escrituras e a sua atual importância para os nossos dias.
A obediência garante os resultados divinos
Esse foi o tema da nossa mensagem de domingo. Obedecer a Deus é a garantia de que os resultados que Deus promete em sua Palavra torna-se-ão reais e se cumprirão cabalmente neste plano de existência no qual estamos. Obedecer dá-nos a chance que estar alinhados com a vontade de Deus e de maneira inexplicável, atrair suas bênçãos espirituais a nós.
Quando dizemos: “garantir os resultados divinos”, não estamos garantindo todos os resultados humanos, de acordo com todas as vontades humanas ou caprichos pessoais de alguns. Se assim fosse, Deus não passaria de um empregado de alto nível (por sua condição superior) dos desejos dos humanos. Também, esse “Deus”, não deixaria de ser apenas um produto de nossa vontade ou pensamento, criado à nossa imagem e semelhança, dotado de poderes extraordinários, como o gênio da lâmpada de Aladim, pronto a cumprir os nossos pedidos.
Os resultados esperados não são aqueles aos quais estamos acostumandos no nível administrativo, corporativo ou empresarial, que nos pedem excelência e empenho contínuo na execução perfeita de nossas atividades, embora possamos lançar mão desses princípios e aplicá-los em nossa vida com fins ao aprimoramento pessoal. Se esses fossem os esperados, o Reino de Deus não passaria de uma grande corporação global, com filiais no mundo inteiro, exigindo de seus “colaboradores” compromisso e feedback.
Tampouco os resultados esperados são o aumento dos números financeiros, do crescimento dos investimentos nacionais e internacionais, da alta lucratividade, do custo-benefício, de cargos e salários ou das elevadas comissões executivas. E ao mesmo tempo, não diz respeito à construção de um “império” particular ou “denominacional”. Desta forma, a Igreja de Jesus seria nada menos que uma agência lucrativa ou uma embaixada corrompida em suas bases por seus embaixadores no poder. Donos de “mini-impérios” que fingem representar um “senhor”, não o Senhor.
Os resultados garantidos são os desejos de Deus e de seu Cristo. Isto muitas vezes vai contrário à nossa natureza caída, desesperada por prazeres ilícitos e destituída de caráter divino. Os resultados de Deus estão expressos no Livro da Verdade que seu Espírito inspirou e estão disponíveis a todos os seres humanos que decidirem crer no que o próprio Deus estabeleceu como revelação a nós de si mesmo e de sua expressa vontade.
Textos como os abaixo selecionados nos indicam quais os resultados que podem ser esperados por aqueles que obedecem a Deus e sua Palavra.
Deuteronômio 11.13-15 (a provisão divina).
1 Samuel 15.22,23 (o prazer de Deus).
Isaías 1.19,20 (o bem oferecido por Deus).
Atos 5.27-29 e 40,41 (a alegria em qualquer situação)
Hebreus 11.8-16 (vida futura).
É claro que existem uma enorme variedade de textos com grandíssimas promessas de livramentos, de milagres, de respostas de orações e ações sobrenaturais de Deus, mas são balanceados com textos de sofrimento, de dores, de derrotas e de silêncio divino. Isso nos indica que as Escrituras foram projetadas para trazer equilíbrio ao ser humano. Para dar aos homens, tanto as vitórias de Deus (quando precisamos de sua intervenção miraculosa), como os consolos de Deus (quando passarmos por situações difíceis e tragédias da vida, onde não vemos a ação de Deus). Esse é o maior de todoas os resultados: uma pessoa espiritualmente madura e equilibrada em Cristo.
Por fim, a obediência aos mandamentos é a chave-mestra para termos a garantia daquilo que Deus nos prometeu. O maior seguro de todos é a obediência. Obedecer a Deus e sua Palavra não nos decepcionará. Quem se decepciona são aqueles que não compreendem os processos de crescimento espiritual e de ação divina na Bíblia. Quem se frustra são aqueles que esperam resultados que Deus não prometeu e enganam-se dia após dia com esperanças vâs. Os que decidiram por obedecer a Deus, sabem da dificuldade da tarefa, mas conhecem seus benefícios.
Pensen nisso!



¢upakoh - (hupakoe) – Obediência


Na construção desta palavra, encontramos hupo = “debaixo de”, e akouo = “ouvir”. Tem basicamente quatro significados:
  • Escutar – ouvir é simplesmente discernir os sons, mas escutar significa compreender o que se está ouvindo.
  • Atender – é estar pronto a responder de imediato a uma convocação ou chamado.
  • Submeter – é dar espaço ao outro. É colocar-se conscientemente debaixo das palavras de outra pessoa.
  • Ser persuadido – deixar-se ser convencido por outro ou por um argumento.
 
Carlos de Carvalho servo de Deus em Cristo Jesus
Tags:

Blog CBB

A Comunidade Batista Biblica surgiu no ano de 1998, a partir de um grupo de estudos bíblicos que... Veja mais em História.

0 comentários

Leave a Reply

Caso não consiga comentar veja este tutorial... Clique Aqui