2012 Ano da Colheita

clip_image002

 

Todas as vezes que terminamos um ano e iniciamos outro fazemos como de costume as nossas reflexões e promessas pessoais que imaginamos e pensamos como deveria ser o próximo período de nossas vidas. Isso é normal de todos nós e não é de se estranhar que também os cristãos façam o mesmo.

 

Para nós da CBB esse é um ano especial, repleto de promessas antigas, que já a doze anos esperamos seu cumprimento. Passamos coincidentemente por um período de sete anos de “vacas magras”, onde os recursos foram poucos, os ministérios com dificuldade e esmero se empenharam para cumprir seu papel, a música, a dança e os jovens precisaram fazer malabarismos para agradar a Deus e realizar com muito esforço seu propósito.

 

As finanças foram milimetricamente pensadas e empregadas para não ultrapassar os limites máximos, mesmo com contínuos “altos e baixos”, a intercessão foi aumentada para mais dias nesses anos e o cansaço espiritual quase chegou a nos abater. Lutas contra os inimigos espirituais se intensificaram e o combate foi renhido, mas com vitórias que só podem ser descritas como milagres.

 

Ao final, enterramos literalmente o ano de 2011 como símbolo de término desse período de provações divinas e com a esperança renovada para um tempo novo prometido por Deus, mediante o Espírito Santo, o inspirador dos profetas. Passamos a crer que uma nova estação estava realmente em curso e que o que foi traçado por Deus se cumprirá a partir desse novo período de sete anos.

 

O número 12 na Bíblia (afirmamos que absolutamente não cremos em numerologia!) está associado com algumas coisas interessantes e denotam e significam algo para nós neste tempo. Nosso intuito não é fazer um estudo das vezes em que esse número aparece e como extensamente está relacionado, mas um panorama mais geral dele é importante.

 

Governo – o número doze está associado à formas de governo, tanto físicas como espirituais. Por exemplo: as doze tribos de Israel e todo o seu desenvolvimento até se tornarem um Estado sob Davi e Salomão indicam isso e a promessa de Jesus aos apóstolos que eles governariam as doze tribos de Israel no tempo da restauração também tem esse indiciativo (conf. Mateus 19:28).

 

Autoridade – quando o Senhor Jesus separou e comissionou os doze, temos nisso o indicativo de autoridade (conf. Mateus 10:1)

 

Futuro – a Nova Jerusalém é um indicativo de futuro. Deus encerrará a História, julgará a todos, estabelecerá novos céus e nova terra e a cidade santa terá doze fundamentos, neles estãos os nomes dos doze apóstolos, doze portas feitas de material especial e sua largura, cumprimento e altura são múltiplos de doze. Isso é um futuro certo da parte de Deus (conf. Apocalipse 21:9-27).

 

COLHEITA – esse é um significado que nós temos dado a esse ano baseado na vida de José. Colheita pode significar qualquer coisa pela qual se tem lutado por muitos anos e esperado sem se colocar na frente de Deus, tentando fazer as coisas do seu jeito. É uma “colheita” espiritual que vem de Deus para todos os que foram fiéis em aguardar o tempo determinado.

 

Percebemos que houve doze acontecimentos históricos na vida de José que o levaram até o momento decisivo em sua trajetória para se tornar o grande homem que foi e o líder mundial que trouxe solução para um problema que se agravava a cada ano que passava: a fome na terra.

 

José foi o homem usado por Deus para alcançar a sabedoria necessária para manter uma parcela da população mundial viva naquela época, mas isso não aconteceu da noite para o dia. Ele foi provado por longos treze anos de escravidão forçada e provocada pela inveja de seus próprios irmãos. Veja a trajetória dos doze “ciclos históricos” na vida de José.

 

1. Tudo começou com os sonhos que ele teve. Esses sonhos eram de Deus e revelavam seu futuro (Gên.37:5-11)

2. Tornu-se alvo contínuo da inveja e do ódio de seus irmãos por causa dos sonhos e do amor de seu pai (Gên.37:18-36)

3. Foi vendido como escravo para a casa de Potifar (Gên.39:7-23)

4. Vai para a prisão por se recusar a pecar contra Deus e contra seu amo (Gên.39:7-23)

5. Na prisão interpreta dois sonhos (Gên.40)

6. Interpreta os sonhos do Faraó (Gên.41:1-37)

7. É estabelecido como governador de todo o Egito (Gên.41:38-57)

8. Encontra-se com seus irmãos (Gên.42 ao 45)

9. Reencontra o pai (Gên.46)

10. Dá o melhor da terra egipcia para sua família (Gên.47:1-12)

11. Recebe as bênçãos de seu pai (Gên.49:22-26)

12. Seus últimos anos e último pedido (Gên.50:14-26)

 

Sem toda essa trajetória, não conheceríamos o José do Egito, o José da Bìblia, e ele nem estaria na memória de todos os judeus, árabes e cristãos de todas as épocas, e, nem ao menos seria tão mencionado nas Escrituras, tendo tantos capítulos sobre sua vida.

Para nós José está relacionado com a colheita (as interpretações têm a ver com os frutos da terra) e com todos os outros significados que vemos do numeral doze: autoridade, governo e futuro também.

Então, para não me delongar nesse tema e não ficar cansativa a exposição, desejamos a todos um abençoado ano de 2012, com tudo o que ele reserva de possibilidades e de bênçãos da parte de Deus.

Para a Comunidade Batista Bíblica, que esse seja o primeiro dos próximos sete anos de colheita daquilo que o nosso grande Deus em Cristo Jesus nos prometeu.

Graça e paz a todos!

Carlos Carvalho

Pr. Sênior da Comunidade Batista Bíblica

Tags:

Blog CBB

A Comunidade Batista Biblica surgiu no ano de 1998, a partir de um grupo de estudos bíblicos que... Veja mais em História.

0 comentários

Leave a Reply

Caso não consiga comentar veja este tutorial... Clique Aqui