Visto que muitos têm empreendido fazer uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram,Lucas 1.5-25
segundo no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da palavra,
também a mim, depois de haver investido tudo cuidadosamente desde o começo, pareceu-me bem, ó excelentíssimo Teófilo, escrever-te uma narração em ordem.
para que conheças plenamente a verdade das coisas em que foste instruído.
Houve nos dias do Rei Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da turma de Abias; e sua mulher era descendente de Arão, e chamava-se Isabel.
Ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos avançados em idade.
Ora, estando ele a exercer as funções sacerdotais perante Deus, na ordem da sua turma,
segundo o costume do sacerdócio, coube-lhe por sorte entrar no santuário do Senhor, para oferecer o incenso;
e toda a multidão do povo orava da parte de fora, à hora do incenso.
Apareceu-lhe, então, um anjo do Senhor, em pé à direita do altar do incenso.
E Zacarias, vendo-o, ficou turbado, e o temor o assaltou.
Mas o anjo lhe disse: Não temais, Zacarias; porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João;
e terás alegria e regozijo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento;
porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe;
converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus;
irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de preparar para o Senhor um povo apercebido.
Disse então Zacarias ao anjo: Como terei certeza disso? pois eu sou velho, e minha mulher também está avançada em idade.
Ao que lhe respondeu o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te dar estas boas novas;
e eis que ficarás mudo, e não poderás falar até o dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo hão de cumprir-se.
O povo estava esperando Zacarias, e se admirava da sua demora no santuário.
Quando saiu, porém, não lhes podia falar, e perceberam que tivera uma visão no santuário. E falava-lhes por acenos, mas permanecia mudo.
E, terminados os dias do seu ministério, voltou para casa.
Depois desses dias Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo:
Assim me fez o Senhor nos dias em que atentou para mim, a fim de acabar com o meu opróbrio diante dos homens.
Zacarias, o que foi o pai de João Batista, meses antes de seu filho nascer, teve uma experiência marcante no Templo.
Ele viu o anjo Gabriel que lhe apareceu e lhe trouxe a mensagem de que seu filho nasceria mesmo quando sua esposa, Isabel, era avançada em idade e já não mais podia conceber.
Na sua experiência, algumas coisas muito especiais nos são dadas como revelação e como indicativos de lições que devemos aprender com Deus.
Primeiro – o anjo lhe falou: “não temas”. Esta é a mensagem das mais importantes que o Senhor deseja falar ao nosso coração. O medo nos paralisa, nos faz pensar em retroceder e essa não é a vontade dEle para nós. Não temer significa confiar em Deus, mesmo quando temos receio.
Segundo – ele disse que sua oração foi ouvida. Isso é certo: Deus ouve nossa oração e está disposto a respondê-la.
Terceiro – há resultados reais por não se acreditar nas palavras de Deus. Zacarias ficou mudo por toda a gravidez de sua esposa por duvidar que o que Gabriel estava lhe dizendo era verdade. Isso pode acontecer conosco.
Quarto – Deus tem o propósito de destruir a nossa vergonha. Quando Isabel se achou grávida, ela escondeu isso por alguns meses e depois que se evidenciou a real gravidez, ela fez uma declaração poderosa. Ela disse que o Senhor fez isso com ela para que a sua vergonha (opróbrio) diante dos outros fosse destruída.
Deus se utiliza de diversos meios para falar com os homens.
Em toda a Bíblia vemos Deus se utilizar do ministério dos anjos para realizar seus planos.
Deus não é limitado em suas maneiras de se comunicar, Ele é um multiforme comunicador.
Na epístola aos Hebreus no capítulo 1, se encontra o texto que diz que Deus falou de diversas maneiras aos nossos antepassados e hoje nos fala por meio do Filho (em nossos dias a pessoa do Espírito Santo). Mas na sequência do texto, no mesmo capítulo, o autor nos mostra que os anjos ainda são usados pelo Senhor a fim de nos servirem.
Os anjos são ministros de Deus a nosso serviço, nós os que vamos herdar a salvação.
Os homens e os anjos
A Bíblia está repleta de experiências em que os anjos são enviados para comunicar as mensagens de Deus aos homens. Essas mensagens são de vários tipos e modelos e têm muitos objetivos.
Exemplos:
Números 22 – um anjo é enviado para repreender a Balaão por sua insensatez e há muitos e muitos mais textos semelhantes.
* Todos os direitos reservados - Carlos Kleber Carvalho - CBB
0 comentários